26 fevereiro, 2007

Vendo e sendo visto na rede

Desde o Windows 95, conectar-se a um compartilhamento qualquer da rede é algo muito simples, quando você sabe o caminho UNC desse compartilhamento.

Por exemplo, se eu quiser me conectar ao compartilhamento "livros" no computador "server", basta digitar "\\server\livros" na barra de endereços do Explorer, na caixa de diálogo "RUN" ou até mesmo na barra de endereços do IE (já que o IE e o Explorer são integrados). Se o compartilhamento precisar de senha, o Windows pergunta. Se não, abre imediatamente uma janela exibindo seu conteúdo.

No SUSE/KDE funciona exatamente da mesma forma.

Já no Ubuntu/GNOME tá difícil. Vou ter que fazer uma pesquisa para descobrir como.

O inverso, que é poder enxergar um compartilhamento Linux em uma máquina Windows, eu ainda não sei fazer em nenhum dos dois. No passado isso incluia mexer com o SAMBA, mas isso era numa época em que o protocolo padrão era o NETBIOS. Mas hoje o protocolo padrão do XP é o TCP/IP, o mesmo do Linux.

2 comentários:

  1. Teve uma época que eu usei um liveCD o ubuntu e funcionou desta maneira, não me lembro de qual era a versão do ubuntu.

    Para montar as partições manualmente você pode utilizar o smbmnt, não me lembro os parâmetros, mas você pode descobrir com o comando

    man smbmnt

    Talvez eu esteja enganado, já que tem muito tempo que eu não abro meu Debian, e mais ainda que eu não acesso compartilhamentos.

    Com relação ao NetBios, ele ainda é utilizado no XP, ele roda sobre o TCP/IP.

    ResponderExcluir
  2. O Samba continua sendo usado.
    É super simples (ao meu ver) configurar um compartilhamento...

    Tendo o Samba instalado, edite, como root, o arquivo:

    /etc/samba/smb.conf

    E adicione, ao final do arquivo:

    [NOME_DO_COMPARTILHAMENTO]
    comment = COMENTARIO
    path = /CAMINHO/DO/COMPARTILHAMENTO
    public = yes|no
    read-only = yes|no

    Exemplo de um compartilhamento acessível e "escrevível" por todos:

    [meu_compartilhamento]
    comment = Meu compartilhamento em Linux
    path = /home/davi/pasta_temporaria
    public = yes
    read-only = no


    Lendo os comentários do arquivo /etc/smb.conf você vai ter uma boa noção...

    Digitando:

    $ man smb.conf

    num terminal você vai ser uma bela ajuda também...

    ResponderExcluir