26 fevereiro, 2007

Os applets do GNOME

O GNOME coloca duas barras na sua tela que equivalem à "barra de tarefas" do Windows, só que em duplicata. Se você clicar com o botão direito em qualquer uma delas, no menu que se abre a opção "add to panel..." permite que você adicione pequenos utilitários (chamados "applets") à barra.

Pausa para explicar o problema que tive.

Eu entendi o item "add to panel..." como uma opção para adicionar a barra a um panel e não acrescentar algo à barra. No meu modo de entender, o correto seria "add applet..." ou talvez "add to this panel..."

Por não ter entendido isso é que passei esse tempo todo sem perceber qual a função do item. Eu uso o Linux em Inglês justamente para não ser confundido por uma tradução mal feita, mas parece que nem isso está ajudando muito.

Voltando ao assunto, no menu que se abre você pode escolher entre vários items úteis ou simplesmente decorativos. Um deles é justamente o que eu estava procurando: "network monitor". Porém não dei sorte, porque sempre que tento incluí-lo recebo o erro:

'The panel encountered a problem while loading "OAFIID:GNOME_NetstatusApplet"'

Outros itens podem ser adicionados normalmente. Irônicamente (no sentido popular de "ironia") o applet "modem monitor" não dá erro algum, embora eu não tenha modem algum na máquina.

O Ubuntu 5.1 está me irritando. É melhor conseguir logo uma cópia do 6.x :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário