25 fevereiro, 2007

Ubuntu: problemas com FAT32

Que o Ubuntu não enxergava NTFS eu ja sabia. Mas O fato do Ubuntu não acessar nenhuma das muitas partições FAT32 que tenho na máquina me surpreendeu. Todas elas aparecem em /dev, mas clicar em uma delas sempre dá uma mensagem como 'Couldn´t display "/dev/hda10"'.

A pesquisa com o Google me mostrou que esse é o comportamento padrão do Ubuntu e me levou até uma solução: para que apareçam automaticamente eu preciso incluir cada uma delas no arquivo /etc/fstab assim (as duas linhas são uma só):

/dev/hdax /mnt/bob vfat umask=0222,
dmask=0000,uid=0002,gid=users,users 0 0

Saco... O mais aborrecido disso não é ter que incluir uma linha para cada uma das minhas partições. o pior é que pela GUI eu só consigo abrir o fstab como "read only", provavelmente porque não estou logado como root. E eu nem sei como logar como root no Ubuntu nem como simplesmente abrir o arquivo como tal (pela GUI).

3 comentários:

  1. Bom, o ubuntu usei muito pouco, me irritei com ele, acho que o Gentoo me deixou mal acostumado... de qualquer forma, ao que interessa: se precisa acessar uma partição NTFS, use o ntfs-3g. Uso ele sem problemas desde que lançaram o primeiro beta público, a versão atual é a 1.0, lê e escreve numa boa e é estável, só ignora as ACL, mas isso acho que ainda vai demorar...

    Nunca usei ACL no Linux, mas sei que ele suporta. Mas isso provavelmente não vai ser nada fácil de suportar as do NTFS pelas diferenças dos sistemas. Pra começar que o NTFS usa SSIDs nas ACLs, pra transformar isso em nomes de usuários tem que acessar o registro, que tem estrutura própria e bem mais complicada que um arquivo texto pouco estruturado (/etc/{passwd,shadow})... também teria que traduzir isso pra usuários do Linux*. Não é fácil preservar permissões entre sistemas diferentes, mas dá pra escolher uid, gid e máscaras de permissão para os arquivos, assim você pode criar um grupo ntfs ou deixar só pra um usuário acessar. Não é perfeito, mas é melhor que nada.

    Mas se só te importa acessar os arquivos, o ntfs-3g funciona bem. Antes disso tinha outros drivers, mas eram basicamente "read-only", pois o suporte a escrita era limitado, com o ntfs-3g isso mudou.

    http://ntfs-3g.org/

    * Digo Linux, mas não necessariamente, os mesmos problemas aparecem se você tentar abrir em qualquer outro Unix-like, justamente devido às diferenças entre o Windows e os Unices. Ah sim, o ntfs-3g não funciona apenas no Linux, mas também no FreeBSD, NetBSD, MacOS X, BeOS, Haiku... e praticamente qualquer sistema que suporte o FUSE.
    http://fuse.sourceforge.net/

    ResponderExcluir
  2. clicar num /dev?
    Não se clica num /dev.
    Se acessa os pontos de montagem: /mnt ou /media.

    NO ubuntu,se eu nao me engano,a senha do root é vazia.Dá pra redefinir usando passwd root.

    ResponderExcluir
  3. tenta algo do tipo sudo konqueror, o que abre o konqueror como root, ou entao, vai no modo de texto coloque o usuario root e se pedir senha concerteza voce deve ter colocado a senha na instalação do ubuntu.
    se vc não conseguir, troca o ubuntu pelo kurumin




    ps: existe um programa que se chama ntfs3g que acessa particões ntfs no linux.

    ResponderExcluir