26 fevereiro, 2007

Problemas com o SUSE

A minha tentativa de instalar o SUSE nesta segunda máquina não foi tão livre de problemas quanto no notebook.

A configuração:
  • P4 1.7
  • MB ASUS P4B533-E (com RAID PATA)
  • Vídeo ATI All In Wonder Rage 128
  • Seis HDs
  • Gravador de DVD
Tudo ia bem, mas ao final do último disco, na etapa "save configuration" e antes de "install boot manager" meu no-break "piscou" e as máquinas reiniciaram.

O SUSE não se ofereceu para reiniciar de onde havia parado. Tentei as opções de recuperação, mas nenhuma deleas me deu confiança de que poderia prosseguir. Então voltei ao XP, deletei as partições Linux e comecei de novo.

Uma hora depois, novo problema, em "install boot manager":

"Error occurred while installing GRUB" (sem maiores detalhes)

Tentei algumas opções, incluindo instalar o LILO, mas nenhuma funcionou. O LILO acusou o erro:

Error occurred while installing LILO
sh: /sbin/lilo: No such file or directory

Que para mim significa que o LILO não foi instalado. Claro, eu optei pelo GRUB.

Num dado momento, ao clicar em BACK, o programa de instalação terminou abruptamente e o micro reiniciou.

Decidi usar a opção "Boot installed System" que existe em Installation Mode - Other Options no CD (demorada - 2m30s - e complicada de alcançar) e isso permitiu que o processo de instalação aparentemente continuasse de onde parou.

Nesse momento, eu pergunto: O processo de instalação não poderia ter deixado uma "flag" informando em que ponto estava para que ao iniciar pelo CD isso fosse detectado e o CD se oferecesse para tentar de novo a partir do último ponto de checagem?

Também pergunto: Porque o SUSE não oferece uma opção "Boot installed system" logo no menu inicial? Leva só 15 segundos para chegar até ele. A opção "Boot from Hard Disk" existente só serve para que eu entre pelo XP, porque o bootloader não está lá. É importante frisar que o CD do 2000/XP não é mais esperto. Nele a opção para dar boot não existe nem mesmo 2m30s adiante.

Concluída a instalação, tentei instalar o GRUB pelo YAST (em System - Boot Loader) mas continuou acusando erro. A diferença agora foi que ao tentar instalar o LILO, o SUSE foi ao CD buscar o LILO que estava ausente.

Não adiantou nada. O LILO também não foi instalado.

Reiniciei o computador e desconectei os três HDs da controladora RAID. Nada.

Entrei no SETUP e desativei a controladora RAID. Desta vez não houve erro na instalação do GRUB, mas a opção para dar boot pelo Linux não é instalada. Ela é apresentada, mas quando você reinicia no GRUB só existe a opção para dar boot pelo Windows.

Tentei pelo CD e pelo YAST. Nada.

O meu único palpite é que talvez o meu grande número de partições esteja atrapalhando. Minha partição de boot foi nomeada /dev/hda13. Isso não mudou mesmo arrancando os três HDs da controladora RAID.

Tentei criar um disquete de boot, mas acusou erro ao tentar gravar. Vou trocar de drive/disco e testar de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário