26 fevereiro, 2007

Removendo o Ubuntu

Como o GNOME do Ubuntu 5.1 além de estar desatualizado não queria funcionar como esperado, decidi me livrar do Ubuntu para instalar o SUSE de novo, desta vez com GNOME.

Como eu não encontrei uma opção de desinstalação e não estava com paciência para pesquisar, parti para a ignorância e simplesmente entrei pelo XP e apaguei as partições criadas pelo Linux. Ao reniciar, um problema: O grub ficou inoperante, acusando "error 22" e não me dava mais a opção para entrar no Windows.

Eu já estava preparado para isso e corrigir foi fácil. Bastou dar boot pelo CD do XP e no Console de Recuperação executar "fixmbr"

Pronto. PC do jeito que estava antes da entrada do Linux.

4 comentários:

  1. Não precisava.Quando fui do suse 9.3 pra 10.2 simplesmente taquei o dvd no 'porta-copos' e na tela de partições,marquei "formatar usando ReiserFS" na particao do 9.3

    ResponderExcluir
  2. Isis,

    Mesmo que eu tivesse essas instruções naquele dia, teria achado mais "confortável" usar o XP ou o DOS para fazer isso.

    Não por ser mais "fácil", mas por ser mais familiar. Formatação e particionamento não é algo com que um iniciante como eu deva brincar, numa máquina que tem seis HDs e umas 14 partições. Ainda não estou 100% familiarizado com esse negócio de "/hdax", "/hdbx"...

    E na semana passada eu vi que o FreeBSD usa uma convenção diferente. Haja cabeça para lembrar de tudo isso :)

    ResponderExcluir
  3. S,s.É que eu lembrei das charges dos monges que apareciam na Revista do Linux...

    Formatação e particionamento não é algo com que um iniciante como eu deva brincar

    Então me aproveita e me diz por que vcs (em geral) têm medo disso,pq eu nunca entendi.


    E na semana passada eu vi que o FreeBSD usa uma convenção diferente. Haja cabeça para lembrar de tudo isso :)

    é mais ou menos como "conheça seu sistema"...Se vc acha isso um saco,procure pelo gentoo...Se não me engano,ele usa algo diferente do /dev/hdx... :P

    ResponderExcluir
  4. Então me aproveita e me diz por que vcs (em geral) têm medo disso,pq eu nunca entendi.

    Eu não tenho medo de formatar e particionar. A prudência me diz que eu não devo brincar com isso em um ambiente que não me é familiar, numa máquina que tem 13 partições sem backup.

    Aproveitando: ao contrário do usuário Windows "comum" eu não uso "formatação" como a cura para todos os problemas. Raramente eu formato um drive, seja meu ou de cliente, porque eu resolvo quase 100% dos problemas sem formatar.

    Em sistemas Windows eu só formato quando:

    1)Preciso mudar o sistema de arquivos (óbvio);
    2)Preciso reparticionar (óbvio)
    3)O scandisk insiste repetidamente em encontrar erros na estrutura lógica de arquivos (faz tempo que não acho um problema desses).

    Nem para se livrar de vírus a formatação é necessária, com os vírus/parasitas burros que se encontram "in the wild" hoje em dia. Faz tempo (vários anos) que não me deparo com um "file infector". Esse sim, é o tipo de parasita que requer uma formatação preventiva.

    ResponderExcluir