23 fevereiro, 2007

Instalando o primeiro programa

No Windows:

Ter um novo programa no Windows é algo muito simples. Se um programa não precisa de arquivos extras, pode ser um único .exe onde você clica e o programa, simplesmente, roda. Mesmo se o programa precisar de arquivos extras ele pode vir em um ZIP ou RAR que descompactado vai mostrar o .exe, que é o arquivo a executar. Os programas com requerimentos mais específicos vem envoltos em um instalador que também é um .exe onde o usuário clica, responde ou não a algumas perguntas e o programa se instala, colocando um atalho para si em algum lugar conveniente para o usuário.

Existem algumas variáveis, mas creio que sejam menos de 10% dos casos. Quando um programa depende de arquivos que não existem na instalação padrão do Windows a que ele se destina, esses arquivos geralmente acompanham o programa ou existem instruções mostrando que arquivos são necessários e, mais importante, onde consegui-los. O motivo dos arquivos não serem incluídos é geralmente poupar o usuário de fazer um grande e desnecessário download do que já tem.

No Linux:

Quem acompanhou o blog desde o início sabe que no meu notebook é prioritário para mim ter um programa que me permita ler livros e revistas nos formatos .cbr e .cbz. Desta vez decidi testar um que não havia testado antes, até mesmo porque os outros só deram aborrecimento e provaram ser limitados. Encontrei uma recomendação do "qcomicbook" no blog do mitre.

O primeiro problema é encontrar uma versão já compilada para a minha distro do Linux (SUSE). Não encontrei nenhuma. Como eu já sei que o SUSE aceita packages no formato RPM, encontrei várias páginas similares a esta, contendo packages apenas para Fedora Core e Red Hat Linux.

Decidi testar se conseguiria compilar então os fontes do qcomicbook. Eu não fazia uma ideia muito boa de como fazer isso e perguntei ao Google, mas não encontrei nada nas primeiras páginas da busca. Baixei os fontes para ver se achava alguma pista e realmente havia uma: instruções de como fazer a compilação no README.

three steps:
./configure --prefix=/usr/local
make
make install

Mas já no primeiro passo notei que não ia dar certo. As mensagens não são muito claras, mas aparentemente a instalação padrão do SUSE não tem qualquer compilador. O jeito era mandar instalar a partir dos CDs. Coisa que eu também ainda não sei fazer.

De volta ao plano A, resolvi experimentar o RPM destinado ao Red Hat Linux. Cliquei no RPM e mandei instalar com o YAST.

Para minha surpresa, meu chute deu certo e o programa instalou com a mesma facilidade que você encontra em uma instalação Windows. Até mesmo criou um atalho para o programa no menu do KDE, em Multimedia - More Programas, exatamente como um instalador Windows faria. Talvez tenha ajudado o fato de que o qcomicbook é destinado explicitamente ao KDE.

O programa só está enxergando arquivos .cbz e nenhum .cbr, mas isso provavelmente se deve ao fato de que o SUSE não veio com suporte a RAR (eu tenho que instalar o unrar do Linux em algum lugar ainda).

Infelzmente, ainda não é o programa que quero. O qcomicbook faz rotação de páginas, e até fica em full screen com a página rotacionada, mas a página não permance rotacionada quando eu avanço para a próxima. Uma característica essencial para mim que até agora parece só estar disponível no CDisplay (Windows).

Ainda se o qcomical tivesse um atalho de teclado para rotacionar, eu poderia tentar fazer a cada troca de página a rotação, mas só é possível rotacionar com o mouse e não dá para usar o mouse com o notebook girado 90 graus no meu colo.

Se eu tivesse instalado o SUSE no meu desktop primário isso não seria problema, porque meu monitor CRT de 19" permite a leitura sem rotacionar, mas eu não gosto de fazer longas leituras no desktop.

status: ainda sem poder ler confortavelmente revistas nem em .pdf nem em cbr/cbz no Linux.

2 comentários:

  1. Olá amigo.

    Eu estava procurando os arquivos do cdisplay e vi sua dúvida. Pegue os arquivos instalados do cdisplay, deixe em uma pasta e coloque em algum lugar do seu desktop, e depois rode com o wine (entre no terminal, dentro da pasta onde estão os arquivos, e rode "wine cdisplay.exe").

    É um dos raros aplicativos que roda com o wine redondo, sem nenhum problema. Eu também passei pelo mesmo problema.

    ResponderExcluir
  2. Em ambiente GNOME o QComicBook roda perfeitamente! Para mim é o melhor programa do gênero no GNU/Linux. Melhor até que os de MS Windows! Para utilizadores de Ubuntu e distros baseadas no Debian basta um
    apt-get install qcomicbook
    Ou então baixar o pacote na página oficiallllll clicar duas vezes no pacote e clicar em "instalar". Por incrível é bem mais do que a instalação de qualquer programa no Windows!

    Valeu!

    ResponderExcluir