27 fevereiro, 2007

Gnome no OpenSUSE 10.2

Do ponto de vista de um usuário Windows, a versão do GNOME no OpenSUSE 10.2 é ainda pior que a que está no Ubuntu 5.1. Eles abandonaram a estrutura hierárquica no menu principal e você fica perdido sem saber onde clicar.

Nesta versão, o ícone de atividade da rede aparece mas... não funciona! Ele não pisca com a atividade na rede. O ícone inteiro pisca a cada 1 segundo, com atividade de rede ou não. O applet está funcionando, porque percebe quando o cabo da rede está solto, mas não dá a informação que eu quero.

Para que o ícone apareça é necessário escolher a opção "User controlled with Network Manager" na configuração da rede. Não é mais um "applet" como no Ubuntu 5.1.

Resultado até agora: É bem mais produtivo usar o KDE.

4 comentários:

  1. Vc está falando daquele menu "Computador"?
    Também não gostei.Muita informação em espaço pequeno.
    Edita o painel.
    So fico com o gnome pq o pessoal é mais organizado pra arte grafica.

    ResponderExcluir
  2. Ísis,

    Todas as vezes que uso o gnome fico perdido. Tenho certeza de que deve haver uma "lógica" que eu não entendi, porque senão não haveriam pessoas que preferem o gnome ao KDE, mas estritamente do ponto de vista de um usuário Windows, o KDE oferece algo mais familiar, que facilita a transição.

    ResponderExcluir
  3. Sim.Concordo que o KDE é a coisa mais próxima do visual Windows que existe.Só que mesmo assim vc escuta "não tem menu iniciar".

    Aí cai no que meu professor de matemática discreta (é tão discreta que a nota não tem valor -- == 0) diz:"fodam-se as letras.Prestem atenção no que precisa ser feito".

    Eu não tenho preferência por WM.Ja usei WindowMaker,IceWM,XFCE,Gnome,KDE,Fluxbox e Enlightenment.Posso dizer que os mais 'sacais' sao esses dois últimos,pq td tem que ser configurado.

    Acho que o pessoal do gnome visa a simplicidade,mas tem gente que diz que ele tem aspecto de coisa mal-acabada.

    ResponderExcluir
  4. ola,

    Eu nao gostaria de levantar uma discussao, mas apenas levantar dados para a melhor do Gnome.

    O applet de rede atualmente usamos o nm-applet, q fica no systray (ao lado do relogio), este é dividido em niveis q mostram a intensidade do sinal, acredito ser muito eficiente para quem utiliza wireless e normal para quem utiliza conexao por cabo, ele realmente nao "pisca" mais isso pq ele simplesmente mostra qdo nao ha sinal. No ms-windows apesar de "piscar" nao é confiavel, nao é so qdo pisca q ha dados chegando ou saindo, senao ele nao pararia de piscar.

    O problema do "Fluxbox" e "Enlightenment" é que eles nao possuem um filemanager, vc pode usar o gnome como eles, basta remover o nautilus e o panel

    isis,

    Gostaria de saber mais o comentario do "mas tem gente que diz que ele tem aspecto de coisa mal-acabada."

    Voce poderia me informar onde estamos errando e onde podemos melhorar? onde esta o "mal-acabado" mais precisamente :D


    Para quem migra do MS-Windows o KDE realmente é mais familiar, logo mais facil.. mas se vamos desenvolver algo novo entao procuramos por novos conceitos e novas ideias sao sempre bem vinda.

    abraços

    ResponderExcluir