24 fevereiro, 2007

Dependências

Eu já falei algumas vezes de "dependências" aqui, como se o termo fosse conhecido de usuários Windows. Na verdade não é.

O primeiro contato que tive com o termo "dependência" foi em programação C (eu tenho apenas noções de C), onde é usado quando um módulo depende de outro(s) para rodar. O Linux usa o termo de forma mais ampla mas com o mesmo significado geral.

A dependência é sempre um arquivo ou software. Nunca um hardware.

O Windows não tem um termo específico para isso. Sempre falamos de "arquivos necessários" ou de "algo que precisa ser instalado também".

2 comentários:

  1. Esse termo, dependências, não é usado de forma comum, mas existe. Nos serviços, propriedades, existe uma aba com as dependencias daquele serviço. O conceito continua o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Lauro,

    Obrigado pelo comentário. Nem me lembrava dessa aba.

    Não sou expert, mas a meu ver existe uma diferença.

    O que você apontou, que se não me engano só existe do Windows 2000 em diante, se refere à dependência de um serviço estar rodando para que outro serviço rode.

    O caso do Linux é bem mais abrangente. A "dependência" requer que um determinado software "exista" para que outro seja instalado. Essa dependência, também se não me engano, pode deixar ou não de existir após a instalação.

    Uma dependência de compilação, por exemplo, só existe na instalação. Mas se o software for escrito em uma linguagem interpretada, a dependência continuará existindo indefinidamente, mas só requer que o interpretador esteja presente no disco, não que esteja rodando no sistema.

    De qualquer forma, no geral, um usuário Windows "comum" geralmente nunca se depara com o termo (ou mesmo com o conceito de )"dependências". A maioria nunca fuça com os serviços.

    ResponderExcluir