25 fevereiro, 2007

Ubuntu: a senha do usuário root

Teóricamente, como está nesta página, a senha do usuário root deveria ser igual a senha que defini para o primeiro usuário na instalação. Mas eu tentei logar como root assim e não funcionou, assim como todas as minhas tentativas de usar o comando "su" resultaram em "authentication failure".

O jeito foi seguir as instruções da página para mudar a senha do root "sudo passwd". Aí sim aceitou a senha do usuário. Defini de propósito com a mesma senha e agora funciona.

Aparentemente, a senha inicial só funcionava para o comando "sudo".

Essas diferenças entre distribuições me matam.

Um comentário:

  1. "As default Ubuntu has no password set for the root user. To gain root access you have to type in your own user password. This is the password you set for the first user while installing Ubuntu."

    Isso está escrito em inglês, que é no que você tem dificuldades.

    Aí diz o seguinte: "Por padrão nenhuma senha é definida para o usuário root".
    Isso por que o ubuntu se baseia numa ferramenta de segurança ilusória, chamada "sudo", e mantém o usuário root desativado.

    Aí diz, sim, que você deve digitar a sua senha de usuário, que é a senha pedida para executar o sudo, e usá-lo para mudar/criar uma senha de root, e alterar/ativar a conta de root.
    Mas o usuário root é desativado na maioria das instalações do ubuntu, com exceções de servidores e outros fins específicos.

    Outra coisa, usar su e sudo ao mesmo tempo é, além de 'complicado', inútil. Você deveria manter a senha de root desativada, e para virar root [a là su] você utiliza o comando 'sudo -s', que invoca uma shell com UID 0, ou seja, com poderes de 'root'.

    Todas essas informações você encontra no manual, no guia de introdução, no tutorial de instalação, ou até mesmo perguntando em fóruns de língua portuguesa sobre o ubuntu, inclusive o fórum da própria distribuição. De qualquer maneira, os resultados só dependem do seu empenho, por isso não adianta desejar boa-sorte.

    Pelo que li até agora você não quer 'aprender', mas sim 'usar'.

    Espero que esse comentário tenha sido útil.

    ResponderExcluir