25 fevereiro, 2007

O ícone da conexão de rede

O Windows 2000/XP tem um pequeno detalhe do qual eu acabei me tornando dependente: O pequeno ícone na barra de tarefas que mostra se você está ou não conectado a uma rede e se existe atividade de rede na sua máquina.

Por default, esse ícone só aparece quando existe algo errado e some quando o problema é solucionado, mas eu configuro para que fique presente o tempo todo, para que eu possa enxergar quando há atividade de rede. Isso é útil para detectar possível atividade de malware e diagnosticar alguns problemas com a internet.

Quando eu testei o Ubuntu pela primeira vez, reportei que esse indicador também existia no Ubuntu/Gnome. Como eu senti falta disso no Suse/KDE, procurei de novo no Ubuntu, agora que reinstalei.

Nada. Não consigo achar nada parecido. O mais próximo que encontrei foi em Gnome - Applications - System Tools - System Monitor algo semelhante ao Monitor do 2000/XP, onde dá para ver o gráfico da atividade na rede. É legal saber que existe, mas no dia-a-dia eu gostaria de ter apenas o ícone na barra de tarefas.

Editado: O KDE/Suse tem o KnetworkManager que mostra um ícone com o status da conexão (se tem cabo plugado ou não e sinal da rede wireless) e muitas opções de manipulação de eventos de conexão muito interessantes, mas não mostra a atividade. No Gnome/Ubuntu eu não consigo nem que ele me mostre que o cabo foi desplugado.

4 comentários:

  1. No Ubuntu/Gnome: applet monitor de rede

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, mas quando você deu essa dica eu nem sabia ainda como adicionar coisas (os applets) às barra do GNOME.

    Eu acabei descobrindo isso, mas não dei sorte porque não instala.

    ResponderExcluir
  3. Dá pra explicar o problema?Talvez seja mais simples do que vc pense.

    ResponderExcluir
  4. Isis,

    Para o KDE, já encontrei a solução. Para o Gnome, desisti (inclusive do próprio Gnome).

    ResponderExcluir