24 fevereiro, 2007

Sucesso com revistas em PDF

No post anterior eu disse que não sabia ainda como instalar uma aplicação que veio nos CDs que não havia sido instalada ainda. É tão fácil quanto no Windows:

KDE Menu - System - Configuration - Install software

O programa vai lhe dar uma lista do software nos CDs, com busca.

Eu não faço a menor idéia do que é necessário instalar para compilar uma aplicação (era o que eu queria saber no post anterior), por isso busquei por "PDF" (um dos outros problemas) e encontrei um programa: "XPDF".

Mandei instalar e o SUSE me avisou que havia uma dependência que precisava ser instalada também. Cliquei OK e me pediu os CDs 1 e 3 de instalação.

Ao final do processo, apareceu um atalho para o XPDF em Office - Document Viewer.

à primeira vista, um usuário Windows rejeitaria o XPDF por ser feioso (o Kpdf tem uma aparência muito melhor) e nem ter um comando "open" visível (tem que clicar com o botão direito sobre a janela). Mas o XPDF tem uma coisa que os outros não tem:

  • Rotaciona a página;
  • O documento rotacionado permanece rotacionado enquanto você folheia;
  • Tem um modo fit-page que faz a página rotacionada ocupar todo o espaço disponível

Aparentemente, finalmente posso usar o Linux para ler meus PDFs. Falta só testar no dia-a-dia.

Editado: existe uma versão Linux do Adobe Reader que para mim é mais confortável de usar que o XPDF, porque tem atalhos de teclado para todas as operações que uso e tem um modo fullscreen. O XPDF me obriga a usar o mouse. O Adobe Reader é o leitor padrão do Kurumin 6.1 mas não está disponível no OpenSUSE. Tentei instalá-lo, mas acusa a falta de um "htmlview" que eu não sei de onde tirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário