24 fevereiro, 2007

Instalando de novo o Ubuntu

Para poder comparar o GNOME com o KDE, resolvi instalar o Ubuntu 5.1 em outra de minhas máquinas.

O primeiro problema veio no momento definir a partição que o Ubuntu iria utilizar. Como esta máquina específica tem seis HDs, o instalador oferece um monte de opções, sendo a maioria delas apagar o disco inteiro.

Sei que meu caso é complicado. Ter seis HDs é bastante incomum e só num deles eu tenho umas seis partições. Mas até mesmo por isso eu esperava que o instalador fosse mais claro, listando os HDs como entidades separadas e, depois que você escolhesse um determinado HD pudesse decidir que partição usar/apagar. Da forma como o Ubuntu apresenta as opções, você fica com medo de escolher a errada e apagar o que não devia. Como eu antecipei isso e removi, ainda no Windows, uma das partições do primeiro HD justamente para que ela aparecesse como espaço livre, ficou mais fácil escolher, porque aí só uma das opções podia ser a correta. Só lá no final havia a opção de que eu precisava "Use the largest contiguous free space".

No Windows isso não é motivo de preocupção simplesmente porque o Windows usa qualquer tipo de partição que um usuário DOS/Windows já está acostumado a usar, não precisando apagar coisa alguma. Se a situação fosse oposta e o Windows fosse minoria, seria o instalador dele que precisaria ser muito claro e cuidadoso ao oferecer opções ao usuário.

Editado: Por que as opções que envolvem apagar partições existentes aparecem primeiro e usar o espaço não particionado (livre) aparece no fim? Não deveria ser o oposto?

4 comentários:

  1. Jefferson,

    Talvez esta versão do Ubuntu não seja a mais indicada para vc experimentar visto que já é defasada. A última versão estável é a 6.10.

    Pessoalmente prefiro o Mandriva 2007. Existe o forum do www.mandrivabrasil.org que ajuda muito os novatos.

    Tenho instalado num note Fujitsu Siemens que salvei com peças de outros 3 notes iguais, o Mandriva roda perfeito. Só não testei ainda o infrared porque não preciso dele pra nada.

    Hardware:

    Lifebook C series (c6637)
    HD 10Gb
    256mb ram
    Pentium III 1000 MhZ
    PhoenixBios 4.0 release 6.0
    Chipset Intel i815 (reconhecido autom)

    Vc fez algum comentário sobre particionamento... teste o Mandriva 2007 e depois conte o que achou do particionador gráfico dele!

    Uma coisa muito interessante é a forma de se adicionar repositórios com programas extras (como os codecs de video compativel com windows - win32codecs) no Mandriva. Existe o site http://easyurpmi.zarb.org/ onde basta seguir o passo-a-passo para que qualquer pessoa iniciante no Linux consiga adicionar novos repositórios.

    É isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas!

    Meu problema é que dependo de conexão discada. Então dependo dos amigos para ter versões mais recentes do Linux.

    Como minha intenção é apenas comparar o GNOME com o KDE, achei que não seria problema usar o Ubuntu 5.1. Mas vou tentar conseguir a versão mais recente e também vou ver se consigo que alguém baixe para mim o Mandriva.

    Só que isso pode levar semanas.

    ResponderExcluir
  3. Se vc quiser, me passe um endereço que eu envio uma pequena coleção de varsões do Mandriva 2007. Vc que sabe.
    E-mala pessoal: meuatari$"sou fanático"gmail.com. Fica sossegado que não vai chegar nenhuma carta bomba e vc vai estar bem atualizado se tratando de Mandriva (até lançarema versão 2007.1 pois esta é a 2007.0).
    Vai ter muita coisa para vc brincar!
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela oferta, mas eu tenho como conseguir isso por aqui, embora seja um pouco demorado. :)

    ResponderExcluir