26 fevereiro, 2007

Finalmente, um bootdisk!

Eu encontrei nesta página as instruções necessárias para criar um CD de boot, que finalmente me permitiu dar boot no Linux de meu desktop sem ter que esperar 2m30s e responder a algumas perguntas.

Do ponto de vista de um usuário Windows que está tendo acesso à interface gráfica (GNOME) o processo tem "comandos demais".

Para economizar digitação (e como eu não sabia mesmo usar um editor no shell), na hora de criar o arquivo isolinux.cfg eu usei o gEditor, colei as linhas necessárias copiadas do browser, editei onde era necesário e tentei mandar salvar no lugar correto "/tmp/CDroot".

O gEditor me disse que eu "não tinha permissão" para tanto.

grrrrr... Tentei rodar o gEditor como root dando um "sudo geditor" no shell, mas não funcinou. Então mandei salvar o arquivo em /home/jeff (onde eu tenho permissão) e usei um

"cp isolinux.cfg /tmp/CDroot"

para colocar o arquivo no lugar certo.

O comando do mkisofs eu copiei do browser e colei no terminal com SHIFT-INSERT.

Na hora de gravar em CD, cliquei com o botão direito no arquivo ISO e havia uma opção para gravar em CD, que funcionou perfeitamente.

Agora sempre que quero entrar no openSUSE basta deixar esse CD no drive, que entra direto no Linux, rápido e sem perguntar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário