22 fevereiro, 2007

Filmes e MP3 funcionando agora

Procurando a solução para o problema dos filmes e MP3, encontrei esta página, com um tutorial. Não deu certo, porque a página de download indicada simplesmente não tem os arquivos listados no tutorial. Então encontrei esta outra, com um relato de usuário de que bastou instalar o libxine, da mesma página, para funcionar. Então fiz o download do libxine para i586 (eu sei que podia ser o para i686) e de suas dependências (10MB) e prossegui com a instalação.

A instalação foi mais simples do que eu esperava.
  • Copiei o libxine e suas dependências via rede para meu diretório \home\jeff (o único onde eu consigo escrever).
  • Eu já havia descoberto como chegar ao terminal (prompt de comando) e estava pronto para digitar os desagradáveis comandos requeridos para instalar cada um dos pacotes (como explicado na primeira página), quando acidentalmente cliquei em um deles e o YAST ofereceu-se para instalá-lo. Ótima surpresa.
  • Instalei primeiro as dependências e depois o libxine. O único erro foi do alsa-patch, que acusou "there are no installable providers of liblasho.so.l...". Então não instalei este, mas não fez falta.

O resultado:

  • .mp3: OK;
  • .ogg: OK.
  • .ogm: Só áudio.
  • Matroska: "A problem occur while loading a library or a decoder: drvc.so". Sem vídeo, mas com áudio.
  • .mpg (mpeg1): OK
  • .mpg (mpeg2): OK
  • .wma: OK
  • .avi (XVID) : OK
  • .avi (DIVX) : OK

e mais:

  • AVI com áudio DTS: OK
  • AVI com áudio AC3: OK
  • AVI Dual Áudio: Sem opção para mudar o áudio;
  • Legendas DivX: Não aparecem.
Uma surpresa agradável: Os filmes começam a rodar quase que instantâneamente eum uma janela previamente aberta do Kaffeine Player.

Depois eu verifico como colocar as legendas. Já foi um grande avanço por ora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário