29 agosto, 2006

Muuuuuito estável.... Ubuntu não entra mais!

Rodei apt-get -f install e decidi deixar o Ubuntu fazer as atualizações que queria fazer para poder instalar o Comical. O total foi de 61MB. Depois de algumas horas, me perguntou algo sobre a substituição do Kernel e disse que era muito perigoso e a recomendação era não. Respondi que não mesmo.

Depois disso, o Gerenciador de Updates do Ubuntu ainda dizia que haviam 480 atualizações disponíveis. Iniciei, mas quando ele me disse que is levar umas 16 horas, cancelei.

apt-get install comical reportava que Comical já estava instalado, mas não encontrei o Comical em nenhum lugar nos menus. Decidi reiniciar o Ubuntu.

Já era... O Linux me dá uma mensagem de que /dev/hda não existe (ou seja: minha partição Linux sumiu!) e me joga para um prompt.

A minha partição XP HOME continua funcionando. Que beleza de estabilidade, não?

Vou ter que baixar um CD atualizado do Ubuntu na conexão banda larga de algum amigo e começar tudo de novo!

13 comentários:

  1. kra como vc reiniciou o micro pelo botão e qual o formato de arquivos que vc escolheu ao instalar o sistema?

    ResponderExcluir
  2. Primeiro parabens pela pagina.
    Tambem me considero um Power User do windows, e como tal e aberto para o que der e vier resolvi numa HD usada mexer com Linux.
    Instalei UBUNTU Versão AMD64 Bits e funcionou perfeitamente. Depois tentei tambem o Kurumin para finalmente ficar com a distribuição da Novell (SUSE) que achei o unico Linux que pode de alguma forma ser comparado com Windows e oferece algumas facilidades.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E ai Ryan desistiu do Linux??
    Cara, agora que eu vi esse seu blog.
    Se quiser começar novamente, posso ir ajudando aonde puder.

    ResponderExcluir
  4. Gente,

    Me desculpem por não responder. Eu não havia configurado este blog para me avisar dos comentários e eu não sabia que estavam comentando!

    Eu não desisti. Estou ocupado com outras coisas agora. Mas ainda vou tentar de novo :)

    ResponderExcluir
  5. sem ser ofensivo, não culpe o sistema operacional por um erro seu. Caso você nao saiba existem leitores de comics noss repositórios e seriam facilmente instalados se vc seguisse o "linux way of life", mas o seu erro é o mais comum dos que abandonam o windows (ou buscam o linux?) que é continuar a fazer as coisas da mesma forma...
    Você quer andar por uma cidade? Voce pode escolher entre uma moto e um carro, ambos tem vantagens, ambos desvantagens, só não tente comer e falar ao celular na moto e passar na lombada correndo com o carro... guie ambos de forma diferente

    ps. o carro ou a moto vc pode escolher quem será o linux e quem será o freeBSD ... pq o windows ta no estacionamento do detram por estar irregular =p

    ResponderExcluir
  6. Vitor,

    O erro pode até ter sido meu. Não nego. Afinal, está claro neste blog onde está minha experiência. Mas gostaria de deixar claros alguns pontos:

    1)Quando a mesma coisa acontece no Windows, a culpa é sempre do SO, né? Nunca é falha do hardware, mau comportamento do software ou culpa do usuário. "Curiosamente", meu XP sempre foi perfeitamente estável, na mesma máquina.

    2)Se você tivesse sugerido algum problema no meu hardware, seria diferente. Mas ao colocar a culpa no que eu fiz, você admite que o Linux também pde ser derrubado por ações triviais de um usuário.

    3)Todas as minhas acões seguiram informações que encontrei na Internet, publicadas por outros usuários Linux. Seria muito mais produtivo se você explicasse exatamente o que eu não deveria ter feito, apesar de ter encontrado instruções na net para fazê-lo.

    4)Acho arrogante dessa atitude de alguns linuxers de criticar quem critica o Linux. Não importa se a culpa foi minha. O fato é que, instalando um mero aplicativo (eu não estava fazendo nenhuma compilação, mexendo nas entranhas do sistema ou tentando instalar na marra), o SO foi pro brejo sem maiores explicações. É bom que os usuários Windows saibam que no Linux o SO também pode ficar instável e falhar se eles não "dominarem" o funcionamento e não "souberem" de antemão qual o jeito certo e qual o errado de se fazer algo.

    Ainda bem que não são todos os linuxers que se comportam assim. O David e o Marco, que comentaram logo acima, (tendo achado que sou um herege ou não)optaram por tentar descobrir o que eu fiz de errado e oferecer ajuda, em vez de criticar minha ousadia de relatar que o Linux falhou miseravelmente na minha mão.

    ResponderExcluir
  7. Sempre que possível coloque mais posts sobre o Linux.
    Esse seu blog é muito bom, está nos meus bookmarks.
    Só precisa de mais conteúdo.

    Eu também tive muitos problemas com o Kurumin, Ubuntu e outras distros populares. Quem os defende, que se dane, mas eu estou contando minha experiência e foram péssimas. São distros muito bugadas. Tanto que a cada semestre lançam um monte de correções.
    A distro mais madura é a Suse. De qualquer forma eu ainda prefiro o velho Windows XP.

    ResponderExcluir
  8. Hã...
    acho que eu já havia postado, mas...
    Como vc mesmo viu, arquivos cbr e cbz nada mais são do que arquivos compactados com uma sequencia de imagens.
    Me pergunto, pq vc simplesmente não descompactou os arquivos e usou um visualizador qualquer de imagens?
    E, vc provavelmente não precisa reinstalar nada. Boote o sistema com um live novamente, monte a partição do seu linux, de um chroot nela, altere, provavelmente arquivos de configuração do seu LILO ou GRUB e atualize o setor de boot. Vai ter seu sistema funcionando novamente.
    [;)]

    ResponderExcluir
  9. Me pergunto, pq vc simplesmente não descompactou os arquivos e usou um visualizador qualquer de imagens?

    Se fosse a mesma coisa, porque existiriam os formatos? E por que existiriam programas especializados nesses formatos? Para Windows, Linux e, se não me engano, até para MAC?

    Porque, simplesmente, não é a mesma coisa.

    Leia o meu artigo sobre os formatos CBR e CBZ.

    Quanto a recuperar a partição Linux, a dica demorou demais (já fazem quatro meses). A partição já foi apagada há muito tempo e minha próxima experiência será com o SUSE, que foi recomendado por "Bernd", mais acima.

    ResponderExcluir
  10. Amigão, vá de Mandriva 2007 e entre no forum do site www.mandrivabrasil.org (oficial indicado no site da Mandriva) que você estará muito mais servido de suporte. Experimente, eu te garanto que não irá se arrepender!
    Grande abraço e bons estudos!

    ResponderExcluir
  11. caro amigo,

    pa teres o devido rendimento k linux pode oferecer n basta dar 2 clikes e ta a coisa pronta a correr. se calhar tens k ler alguma coisa mais antes k fazeres tudo a tua a maneira.

    acho positivo da tua parte experimentares ubuntu, ubuntu é mesmo facil de aprender, eu tb uso ubuntu, mas comecei com o velhinho RedHat.

    A estabilidade é assegurada, mas uma coisa k n podes fazer é merda durante actualizações ou alterações com o sistema. pk em linux, é realmente mto facil mexer na base do sistema, o k n sera tao facil é saber o k se ta a fazer.

    eu n li os comentarios todos,
    mas aconselho-te a tentar o 7,04 ou mesmo o 7,10 k ainda esta em beta mas ja é um touro duro de roer.
    faz as coisas por ordem, instalas, corres a 1ª vez e fazes as devidas actualisações. se n tens uma ligação de banda larga entao tas um problema sério pa usar linux, ter linux e n ter net n é coisa boa. depois de tudo actualizado, reinicias, deixas tudo carregar devidamente e começa a explorar algumas aplicações. pa fazeres algumas coisas mais o melhor é veres alguns site 'Wiki' de ubuntu, eu uso o official, mas como tu és brasileiro deves preferir o com.br

    eu vi k fosyte recomendado pa usar suse, bem isso é interessante, mas trata-se de ums distro mais complexa k ubuntu, instalar software n é tao transparente como em ubuntu. isso pa n falar em drives pa algum hardware k dao uma grande dor de cabeça.

    deves tantar pescar alguns comandos basicos dos blogs e foruns e dos wiki's.
    por vezes o ambiente grafico pode n funcionar por um driver grafico errrado e convém k no minimo saibas corrigir isso.

    mto software esta em repositorios nao livres, mas gratuitos, por isso tens de os activar ou acrencentar, exemplo? medibuntu, compizfusion, etc, mas estes 2 chegam pa ja. wwwgoogle.com/linux é um aliado n o percas de vista.


    boa sorte
    =)

    ResponderExcluir
  12. Srs.

    Sou usuário do Linux Ubuntu a mais de um ano. Não uso mais o Windows. Mas não vamos tapar o sol com a peneira. O linux é estavel: É. É fácil? Não. Como qualquer sistema operacional, tem suas particularidades. Agora não vamos esperar que na sua 1a instalação, tudo de certo. Quando vc iniciou com o Windows, certamente nem tudo deu certo. Vamos procurar entender o que acontece e orientar as dúvidas que venham a ocorrer.

    ResponderExcluir
  13. Sou tambêm um Power User de Windows,precisamente xp,mas cresci na era windows quando começou a informática e a internet aberta nos anos 90.Bom,eu estou saindo recentemente para o Linux,optei pelo Kurumin 7,devido a versão estável do etch e tâmbem queria aprender Linux e o bom que está em português,apesar de eu ler inglês tambêm,por uma questão de cultura de informática mesmo e tambêm gostei do ambiente gráfico do kde.Bom o que eu fiz,procurei minhas dúvidas na internet e encontrei respostas no forum que eu citei acima,e em outros,como o fórum Debian,e o que eu faço não é muito complexo,porque em linux sou apenas usuário comum,de desktop mesmo só ajusto video,faço downloads,e uso messenger e baixo musica e filme da internet,isso tudo em um k-6 2 com parcos 128MB de memória,o xp tambêm é bom,acho que tudo é questão de adaptação,Tenho encontrado algumas falhas no Kurumin(como o sumiço de ícones)mas nada muito grave não(ah,se seus ícones desaparecerem é só ir na area de trabalho,clicar com o botão direito,adicionar a area de trabalho,ele sobreescreve e eles voltam pro lugar de onde tavam)bom,tá dado a dica.Vi que você Jeff enfrentou dificuldades por começar do"scratch"pra uma instalação linux,espero que esse blog tire altas duvidas sobre os dois sistemas.
    até..

    ResponderExcluir