24 março, 2007

Instalando de novo o Opensuse

Como minha partição destinada a experiências está ocupada com o Windows 2000 server e meu notebook está fora de combate, decidi instalar o Opensuse 10.2 (com KDE) em uma máquina VmWare.

O primeiro problema que tive foi uma demora enorme para começar a instalação. Cheguei a pensar que não ia instalar de jeito nenhum e estava travando, porque tentei várias opções de instalação e o programa parava no mesmo lugar. Só descobri que não estava travado porque desci para almoçar e quando voltei a instalação estava em andamento.

O segundo problema foi na fase "Online Update". O programa me perguntou algo que me pareceu ser apenas o registro de que repositórios eu queria usar quando fosse buscar atualizações. Pelo jeito eu me enganei, porque depois de mais de uma hora baixando coisas na minha conexão discada (que eu pensei inicialmente serem apenas listas - catalog - de pacotes disponíveis) sem qualquer indicação de progresso (podia faltar 1 minuto, um dia ou uma semana) e nem um botão de pausa (estava me impedindo de usar minha conexão), aproveitei o fim de um dos downloads e puxei o cabo de rede. Depois de algum tempo me deu uma mensagem de "Cannot access instalation media CD1". Coloquei o CD1 no drive mas o OpenSuse ignorou completamente. Só quando cliquei em "Show Details" é que vi que o OpenSuse não estava procurando por CD algum.

Acho que é a segunda vez que caio nessa "pegadinha" do Suse.

Cliquei em "Skip" e depois de várias mensagens de erro onde eu confirmei que realmente queria cancelar o download, o programa ficou parado vários minutos com a mensagem "probing source..." (eu não havia cancelado?) Impaciente, e como não estava usando minha conexão, repluguei o cabo de rede para ver se destravava e o Suse voltou imediatamente para o "Creating Source..." baixando arquivos.

Mas eu não havia cancelado esta josta?

Desta vez não tive paciência para esperar que um download terminasse e puxei o cabo de rede de novo. Vamos ver quantas vezes eu vou ter que dizer que quero cancelar para o Suse entender que eu quero cancelar!

Depois de 15 minutos esperando por um timeout que não veio, pluguei o cabo de rede de novo, esperando que o download recomeçasse para que eu tentasse de novo ao seu final. Mas depois de alguns minutos, recebi de novo a mensagem altamente esclarecedora "Cannot access instalation media CD1"

!? Quando eu restauro a conexão é que ele "descobre" que não tem conexão?!

Tentei clicar em "skip" de novo, mas o Suse não respondeu mais nem ao mouse nem ao teclado.

Depois de alguns minutos destravou e pude clicar em "skip". Depois de dar as respostas habituais de "sim, cancelar" e "não, não quero tentar de novo!", o Suse começou a baixar arquivos outra vez!

Desisto. Vou apagar a máquina virtual e recomeçar.

Um comentário:

  1. vai se benzer que a macumba tá forte... ;)


    Coloquei o CD1 no drive mas o OpenSuse ignorou completamente. Só quando cliquei em "Show Details" é que vi que o OpenSuse não estava procurando por CD algum.

    volta e meia isso acontece por aqui,mas ainda nao descobri pq.Creio que seja por 'ficar montado' (mais ou menos como qdo vc tira o disquete no meio da leitura no windows) e o pc achar que o /media/cdrom realmente está apontando pra um /dev que tem alguma coisa.

    ResponderExcluir