25 março, 2007

Problemas com VMWARE continuam

Com o meu notebook pifado, meu teste está limitado a minhas outras duas máquinas:

PC2
  • MB ASUS P4B533-E com controladora RAID PATA
  • P4 1.7
  • 756MB de RAM
  • VMWARE Server free 1.0.0-28343
PC1
  • MB ASUS KT6V
  • Sempron 2300+
  • 756MB de RAM
  • VMWARE Server free 1.0.0-28343
PC2 geralmente tem apenas 512MB de RAM. Coloquei 256 a mais para rodar o VMware. PC1 já tem normalmente 756MB, porque o Firefox rotineiramente chega aos 200MB de consumo de RAM e preciso de memória para meus outros muitos programas abertos. Eu não costumo usar browsers no PC2.

Os testes começaram no PC2, usando o VMWARE workstation. Mas por estar muito lento movi a VM linux para o PC1. Para meu alívio, ficou bem mais rápido, mas surgiu um problema pior: o boot passou a funcionar aleatóriamente. Na maioria das vezes, logo após a passagem pelo GRUB e a carga do Kernel, a VM exibe rapidamente um texto na tela que depois é embaralhado e o processo de boot pára.



Dá a entender que o embaralhamento ocorre por causa da troca do modo de vídeo, porque é quando a janela da VM muda de tamanho. Ela passa de 800x600 (GRUB) para 720x400 e deveria depois voltar a 800x600.

Algumas vezes é possível ver que texto é esse:



O embaralhamento da tela não significa congelamento. Tanto faz a tela ter ficado embaralhada ou não, o boot pode congelar ou não.

Desinstalei o VMWARE Workstation e instalei a mesma versão do VMWARE free no PC1. Fiz uma cópia da VM OpenSuse para lá. O ganho em velocidade continuou, indicando que era o VMWARE workstation que estava muito lento, mas o problema aleatório no boot persistiu.

Não consegui encontrar uma lógica no problema, mas parece depender de minha "interação" com a máquina no início do boot. Se eu simplesmente deixar o boot rolar, as chances são maiores de congelar. Mas os resultados de meus testes ainda são inconclusivos, porque não estou conseguindo uma repetibilidade nos resultados.

Eu não tenho nenhum desses problemas com minhas máquinas virtuais Windows (XP, 98 e 2000), nesses mesmos PCs. Existe uma versão mais recente do VMware Server free, mas os 149MB são muito para minha conexão discada. Estou baixando a versão mais recente do VMWARE player (29MB) na esperança de que melhore alguma coisa.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela oferta de ajuda, mas eu sou do tipo que só faz perguntas depois de ralar muito pesquisando.

    Eu vou remover seu post em 24H, para não deixar seu endereço exposto.

    Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  3. Ah! E já tem um amigo tentando conseguir para mim uma cópia do Mandriva. Eu já percebi que, na minha linha discada, quanto maior a distro menos aborrecimento eu vou ter.

    ResponderExcluir
  4. jefferson, recomendo que você instale a nova versão do Mandriva, o Mandriva 2007 Spring, é a versão 2007.1. ela foi lançada dia 17 desse mes e já está disponivel para download, estou recomendando ela, porque além se ser mais atualizada, já vem com o VMWare, já que você estava tendo problemas com ele. segue o link sobre a distro:
    http://www.mandriva.com/pt_br/brazil/mandriva_br/imprensa/news/070419_mandriva_spring

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. olá, achei muito interessante seu blog..até porque me identifico com ele sendo um power user de windows e começando a utilizas linux..especificamente um SLED 10 com Gnome..que estou gostando muito da distribuição por já vir com tudo e da interface grafica simples e funcional.
    estarei sempre por aqui, a partir de agora.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    Este blog anda parado porque tenho andado ocupado com outras coisas (veja meu outro blog). Mas de uma hora para outra eu posso recomeçar aqui e passar dias postando direto. Obrigado pelo interesse.

    ResponderExcluir