24 março, 2007

Mandriva

Seguindo a recomendação de um leitor, coloquei o Mandriva para baixar com um amigo que tem Velox. Fiz uma grande burrada, porque na pressa de colocar tudo para baixar e ir embora, coloquei os 8 CDs que encontrei da distro com KDE para baixar, pensando que se tratava do mandriva 2007, mas na verdade os oitos CDs eram do mesmo Mandriva ONE, em línguas diferentes.

O Mandriva ONE é um Live CD, que também pode ser instalado no PC, como o Kurumin. Porém achei muito limitado. Como o CD correto, que tinha tanto Inglês como Português, era o CD 3, apaguei todos os outros e voltei à estaca zero no que diz respeito ao Mandriva.

O Mandriva 2007 não está disponível para download, a não ser em torrents. É ilegal (ou imoral) baixar uma distro do Linux em torrent?

Boa pergunta. Eu notei que o Mandriva 2007 vem com coisas como o LinDVD, que certamente não são gratuitas e exigem o pagamento de royalties pela Mandriva, o que justifica a necessidade de ter que pagar pela distro.

Só que depois de testar algumas distros e ter me decepcionado de uma forma ou outra com todas, não estou disposto a pagar por algo, mesmo que seja pouco, que eu não tenha certeza de que é a distro que eu realmente vou ficar usando.

8 comentários:

  1. Por que você não experimenta o Slackware?

    ResponderExcluir
  2. Jefferson,eu não sou muito fã das coisas da Conectiva,mesmo que a Mandrakesoft tenha comprado ela pq fui vítima do CL8 (sem GeForce e com modem) e CL9 (sem modem e com GeForce).

    Não é ilegal baixar Linux por torrent,mas nao sei quanto às versoes enterprise,tipo as da Novell,Red Hat e da mandriva.

    Não saquei qual foi o problema com o download do mandriva...
    http://www.mandriva.com/en/download/free
    Pelo que parece,continua sendo gratis,senao era muita sacanagem colocarem o 'free' e deveriam ser espancados até ficarem roxinhos.

    ResponderExcluir
  3. André,

    Não testei o slackware ainda porque, sem banda larga, tenho que priorizar as coisas. Um ou outro leitor de meus blogs já se ofereceram para mandar os CDs para mim, mas eu não gosto de presentes de estranhos, mesmo pagando as mídias.

    Só a mancada do Mandriva me custou 15 dias, baixando aos poucos na conexão de um amigo.

    E já estão na fila o Mandriva 2007 e o Gentoo.

    ResponderExcluir
  4. Isis,

    O Mandriva Linux 2007 é pago e custa 44 euros na versão para download. Eu já identifiquei torrents com ele completo, mas como eu disse antes, suspeito que isso seja ilegal ou imoral. Se bem que tudo o que eu quero é testar o negócio e essa coisa de pagar por algo que não sei se vai servir para mim é (dizem que é) coisa de Windows (se bem que até o Vista você pode testar legalmente por 30 dias agora).

    Foi uma grande besteira minha. Ter baixado o Linux Free óbviamente teria sido melhor.

    Mas o que me recomendaram foi o "Mandriva Linux 2007" e não suas versões menores.

    A versão que está disponível para download gratuito (também por torrents, é verdade) é o Mandriva Linux Free. Eu me atrapalhei todo e acabei baixando o Mandriva One porque este tinha 7 CDs, contra os 4 do Linux Free.

    Para mim, mais CDs significa menos aborrecimento na hora de instalar dependências (pelo menos, assim espero). Prefiro uma distro com, digamos, 5 DVDs (que eu possa deixar baixando com um amigo) a uma distro de 1 CD que exige que eu conecte à internet e baixe dependências e atualizações enormes na minha conexão discada (como o Ubuntu) toda vez que eu quero instalar um programinha qualquer.

    Fora de cogitação. Eu não tenho esse problema no Windows e não quero ter no Linux (ou seja lá qual for o SO).

    Para o Windows XP SP2, a pior atualização obrigatória que tive que fazer foi a do .NET framework, que requer baixar uns 25MB (para a minha linha discada já é muito). E ainda fiquei irritado quando uma nova versão do mesmo programa que exigiu a .NET framework 2.0 (por nenhum bom motivo) e tive que baixar mais uns 30MB para satisfazê-lo. Mas isso é exceção e poucos usuários Windows precisam do .NET Framework.

    No Linux isso parece ser regra e já tive que baixar dependências maiores para depois descobrir que ainda haviam outras dependências. Prefiro uma distro "bloated" a ter que passar por isso.

    ResponderExcluir
  5. A versão que está disponível para download gratuito (também por torrents, é verdade) é o Mandriva Linux Free. Eu me atrapalhei todo e acabei baixando o Mandriva One porque este tinha 7 CDs, contra os 4 do Linux Free.

    É.Eu estranhei que só tivesse pago.Por isso que eu postei o link.

    poucos usuários Windows precisam do .NET Framework.

    Cara,nem me fala nessa josta.Tá...é meio Java,multilinguagem e tal,mas...'ApaPuTaQUepARiu...baixar isso por causa de 'coisinhas' estúpidas...Motivo de tanto ódio: tive que baixar isso pra testar o jogo do Código DaVinci,que é uma bela merda : gráfico ruim e francês com sotaque.

    ResponderExcluir
  6. Isis,

    Eu só instalei o .NET framework porque não tive opção. O programa que requer ele, um utilitário de meros 90KB chamado MPEG4Modifier, é único no mundo.

    Então você tem que aceitar a escolha de plataforma do programador.

    As aplicações em .NET me parecem quase tão lentas quanto as aplicações java, com a vantagem de não deixarem a máquina inteira lenta, como ocorre quando a VM java está carregada em um browser. A idéia por trás do .NET framework é boa, mas só vai pegar mesmo quando o Vista (que já vem com o .NET, claro) ocupar o lugar hoje ocupado pelo XP (espero que demore).

    ResponderExcluir
  7. Jefferson!

    Cara... Você que já usou um pouco do Mandriva 2007 talvez saiba o que está me faltando aqui...

    Baixei o Mandriva Free 2008. É um CD e usa o KDE. Estou gostando bastante, se não fosse a exagerada demora para desligar (o Windows XP desliga umas 15 vezes mais rápido na mesma máquina [Notebook Celeron M 1.86, 512 MB, 120GB]).

    Mas o que mais me incomoda mesmo é que não estou conseguindo compilar nada. Quando digito 'make' no terminal (Konsole) diz que o comando é inválido. Digitar 'make' ou xingar o terminal dá na mesma. E Linux sem poder compilar nada é dose! Não consigo nem ligar a minha wireless, pois é um notebook Acer que precisa do Acer_Acpi pra ativar a wlan, e este necessita ser compilado (baixa-se o source).

    Quando você usou o Mandriva 2007 tentou usar o 'make/make install'?

    Obs.: Venho do Ubuntu. Gosto muito dele, mas acabei desistindo depois de dias tentando configurar a rede wireless pra usar um ip fixo e deixar eu me conectar na rede que eu quiser usando este ip (como acontece no Windows XP). Vi que no Mandriva isso é bem diferente do Ubuntu, e até onde pude perceber (não pude testar) eu poderia fazer o que quero.

    ResponderExcluir
  8. Rafa,

    Isso acontece em várias distros. Você precisa instalar os packages destinados a desenvolvimento.

    Não é só o make que está faltando. Os compiladores C também devem estar ausentes.

    ResponderExcluir